domingo, agosto 14, 2022

Os melhores volantes em 2021 para seu simulador e seu bolso

hoje vim falar um pouco de jogos, mas não apenas se sentar e jogar, vamos falar de simuladores de corrida, mais precisamente de volantes.

Todo mundo que gosta de jogar um simulador, tem vontade de ter um belo volante, e quando falamos de volantes, os preços podem assustar e muito e por isso resolvi escrever um pouco para vocês e quem sabe ajudar na escolha.

Não tem conversa nesse segmento, tudo depende do seu bolso, mas vou começar pelo modelo mais simples entre os considerados bons volantes ok?

Volantes de entrada, são poucos modelos que existem no mercado, e a Logitech podemos colocar como um volante de entrada, é bem construído, vem com os pedais e tem um bom force feedback, seus defeitos são que mesmo o modelo novo os modelos G923, usam um sistema muito velho, já usado no G27 e G29 deles, ou seja, a arquitetura de construção tem mais de 10 anos, funciona? sim, é bom, e gostoso de usar, mas é mega barulhento e os trancos não são tão realistas, afinal a gente não tem tranco no volante fazendo curva, mas é um volante de entrada, cumpre bem sua função, e já acompanha os pedais.

Ainda dá para encontrar o G29 na faixa de R$ 2000,00 e o modelo G923 na faixa dos 3 mil reais, mas posso adiantar que não vale o investimento no G923, a única diferença é seu sistema de vibração no volante, que nada transmite de real, vale mais a pena guardar os 1000 de diferença, investir no G29 que é exatamente o mesmo volante.

Seus pontos positivos são que dura bastante, praticamente todos os jogos o aceitam, fácil de configurar e hoje está com um preço perto dos valores de 2019, é uma ótima opção de compra se pensar por esse lado. Tem um bom sistema de force feedback, é potente, e gostoso de usar.

Já seus pontos negativos, são o sistema de engrenagens, ele é extremamente barulhento, é impossível jogar com ele se alguém tiver perto tentando dormir.

Sua construção apesar de ser consagrada, tem mais de 10 anos, é um sistema que funciona bem, mas não teve evolução. É gostoso de usar o force feedback, mas irrita sentir sempre ele “pulsando”

Seus pedais usam sistemas de potenciômetro, que se desgasta com o tempo e é complicado a troca.

Outro ponto negativo é ele não aceitar a troca do aro, ou seja, você sempre irá correr com o mesmo volante, seja turismo, caminhão ou fórmula.

Mas eu tive um G27 por 5 anos, e um G29 também por 5 anos e nunca tive problemas com eles.

Se você quer entrar no mundo das corridas com um volante, e quer gastar menos de 3 mil reais, sem dúvida ele é a escolha certa.

Acima dele chegamos na THRUSTMASTER, um dos melhores fabricantes de volantes, tem dezenas de modelos, mas aqui vou me atentar no seu de entrada PLUS, e no modelo top de linha ok?

A vantagem desta marca é a possibilidade de trocar o aro do volante desde o modelo T300 que iremos chamar de entrada, seria o modelo mais perto da linha Logitech, ainda existe modelos abaixo, praticamente a Thrustmaster tem pelo menos 10 bases para PC e consoles.

O T300 no Brasil se pesquisar bem, acha na faixa de 3500,00 é um volante de entrada da marca, com force feedback um pouco melhor que o da Logitech, deixa trocar o aro do volante para 7 modelos diferentes, incluindo o modelo da Ferrari F1 2001.

Só isso já seria motivo para escolher esse modelo em vez dos da Logitech, mas ele também é muito mais silencioso que o concorrente e mais macio de jogar.

Como ponto negativo fica o fato dele ter os pedais mais vagabundos entre todos os modelos, enquanto a Logitech entrega pedais triplos com pedaleira de alumínio, o T300 vem com pedal duplo, de plástico extremamente ruim de usar, dá para trocar pelos pedais de qualidade da marca, pois ele além de trocar o aro, aceita pedais e freio de mão e câmbio manual, enquanto o da Logitech somente pode ser adicionado o câmbio manual.

Se você pode gastar um pouco mais, eu recomendo sem dúvida o T300, mesmo com seu pedal bem inferior, o volante é muito superior em praticamente tudo, mesmo sendo um modelo antigo que já está no mercado faz muitos anos.

MAAAAAAAS se você está com grana sobrando ainda mantendo a mesma marca podemos subir muito o nível da brincadeira indo para o TS-PC Racer, esse modelo é apenas para PC e o similar para consoles seria o TGT.

Aqui a brincadeira fica séria, com um motor muito potente, baseado em polias, não faz barulho, é muito, muito forte o force feedback, você vai realmente se divertir com esse modelo. Tal como o T300 podemos trocar o aro, mas a vantagem é o leque de opções, são mais de 30 aros, de diversos fabricantes, claro os preços não são baratos, infelizmente para nós, só o volante da Ferrari 488 mais a base, custa na faixa de 8 mil reais, e você precisa comprar o pedal separado, na faixa de 2 mil, só aí já dá para ver que a brincadeira começa caro. Não dá para comparar com o G923 nem mesmo com o T300, esse modelo chega ser 10x mais potente que eles, mais preciso e silencioso, a partir dele deixa de ser um mero volante para ser um verdadeiro simulador, a base TGT e a TS PC Racer hoje são as bases mais caras e modernas da empresa.

Atualmente eu a uso, e posso falar, não tem coisa mais legal de usar, sentir todos os movimentos, escorregadas, tudo sem tranco e silencio.

Vale cada centavo investido nele.

Mas calma, você ainda tem dinheiro sobrando?

Então pode sonhar mais alto e ir para a FANATEC, o suprassumo dos volantes, o desejo de todo piloto virtual, mas isso tem um preço, o de entrada deles, custa na faixa de 7 mil reais, e o top de linha pode custar 30 mil reais. e SEM PEDAL

Diferença? muitas, o de entrada que é o CSL ELITE tem praticamente a mesma potência do top de linha da THRUSTMASTER, 6NM de força, enquanto o top de linha da marca chega ter 25NM, acredite em mim, 6NM de força é MUITA COISA, imagine 25NM!!!

Tal como a THRUSTMASTER, aceita a troca de aro por mais de 30 modelos de diferentes tipos de fabricantes, onde no próximo post eu vou falar apenas dos aros que podemos colocar, curiosamente os 2 fabricantes não aceitam colocar o aro de um no outro.

O suprassumo dos sonhos de todo piloto virtual é sem dúvida o modelo DIRECT DRIVE FANATEC PODIUM DD2 25NM mais o aro F1 custando na faixa de 28 mil reais sem o pedal.

Nunca pude testar um modelo da Fanatec, infelizmente, mas quem já usou diz que uma vez que você coloca a mão em um, nunca mais consegue jogar com outros, então talvez seja melhor eu jamais ter essa experiência hahaha.

Ele é silencioso, preciso, muito muito forte, homologado pela F1 e é o modelo escolhido por praticamente todos os pilotos de F1 para ser usado nos jogos on line.

Duro é pagar 30 mil reais ne?

Abraços e no próximo post eu vou falar sobre os aros que podemos colocar, tem cada um que vocês irão ficar malucos.

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nas redes sociais

15,001SeguidoresSeguir
10,097SeguidoresSeguir
29,756SeguidoresSeguir
6,000InscritosInscrever
- Advertisement -

Últimos Posts