Porque devo salvar meus dados na nuvem, é seguro?

Published:

O nome desse processo é Backup. Antes de discutir os motivos pelos quais devemos salvar nossos dados na nuvem, é crucial entender a importância de fazer o backup dos nossos arquivos importantes. Atualmente, cerca de 65% do nosso conteúdo está armazenado em smartphones ou tablets, enquanto o restante está no computador. Ter um backup dos nossos documentos e dados importantes é uma necessidade que todos devem considerar.

Se o nosso computador falhar, podemos perder dados para sempre. Embora seja possível usar o OneDrive no Windows para sincronizar todas as nossas pastas e desktop automaticamente, é necessário ativá-lo manualmente, pois não vem ativado por padrão. Se não quisermos salvar na nuvem, podemos fazer backup em um HD externo, mas nunca em pen drives, pois eles não são adequados para esse fim.

A desvantagem de fazer backup manualmente é que precisamos nos lembrar de fazê-lo todos os dias, e se algo der errado no computador, podemos perder os dados entre os dois backups, o que pode causar prejuízos financeiros e de tempo, como perder um contrato importante ou um trabalho que estejamos realizando. Além disso, fazer backup manualmente é demorado, pois precisamos enviar todo o conteúdo novamente e verificar arquivo por arquivo para ver qual é o mais recente.

No entanto, ao salvar nossos dados na nuvem, como no OneDrive, tudo o que fazemos dentro das pastas de “meus documentos” e “desktop” é salvo em tempo real, reduzindo as chances de perdermos algum arquivo. Além disso, se ocorrer uma falha no computador, basta reinstalar o Windows e ativar a sincronização automática, e tudo voltará exatamente como estava antes.

Existem outros serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o Dropbox, que também permitem salvar dados automaticamente e compartilhá-los facilmente. É essencial lembrar que fazer backup é crucial, e devemos nos antecipar ao problema para estar preparados quando ele acontecer.

Além disso, salvar na nuvem tem muitas vantagens, como o acesso aos nossos dados de qualquer lugar, o backup automático e o compartilhamento fácil. A maioria dos provedores de nuvem confiáveis oferece medidas de segurança robustas, como criptografia de ponta a ponta e autenticação em duas etapas, para proteger nossos dados contra acesso não autorizado.

No entanto, é essencial escolher um provedor de nuvem confiável e tomar medidas adicionais, como usar senhas fortes e não compartilhá-las com ninguém, para garantir que nossos dados estejam seguros.

Vou deixar aqui alguns motivos para você usar.

  1. Acesso de qualquer lugar: salvar seus dados na nuvem significa que você pode acessá-los de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet. Isso pode ser especialmente útil se você trabalha remotamente, viaja com frequência ou simplesmente quer ter acesso aos seus dados em diferentes dispositivos.
  2. Backup automático: muitos serviços de armazenamento em nuvem oferecem backup automático, o que significa que seus dados são salvos regularmente sem que você precise se lembrar de fazê-lo manualmente. Isso pode ajudar a proteger seus dados contra perda por falha de hardware ou outros problemas.
  3. Compartilhamento fácil: a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem permite que você compartilhe arquivos e pastas facilmente com outras pessoas, seja por meio de links ou de convites para colaborar em projetos.

 

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS