A Motorola fabricava rádios para carro você sabia?

Published:

A Motorola é uma empresa americana de tecnologia fundada em 1928 por Paul Galvin e seu irmão Joseph Galvin em Chicago, Illinois. Inicialmente, a empresa fabricava baterias para rádios, mas em 1930, a Motorola lançou o seu primeiro rádio de carro, que se tornou um grande sucesso de vendas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Motorola produziu rádios militares e equipamentos de comunicação para as forças armadas dos Estados Unidos. Após a guerra, a empresa começou a expandir seu portfólio de produtos, incluindo televisores e equipamentos de comunicação para empresas e governos.

Em 1973, a Motorola lançou o primeiro telefone celular do mundo, o DynaTAC 8000X, que pesava quase um quilo e tinha uma bateria que durava cerca de 30 minutos.

Embora fosse um dispositivo caro e volumoso, ele abriu caminho para a popularização da telefonia móvel e da tecnologia sem fio e tinha um preço de venda de US$ 3.995 na época.

A Motorola fabricava rádios para carro você sabia?
DynaTAC 8000X

A primeira ligação celular do mundo foi feita em 3 de abril de 1973, pelo engenheiro da Motorola, Martin Cooper. Ele utilizou um telefone celular Motorola DynaTAC para realizar a primeira chamada de um telefone móvel para outro telefone móvel.

A Motorola fabricava rádios para carro você sabia?
Martin Cooper

A ligação foi realizada em Nova York, nos Estados Unidos, e Cooper fez a chamada para o seu rival, Joel Engel, que trabalhava na concorrente Bell Labs. A chamada durou cerca de 20 minutos e foi considerada um marco histórico para a tecnologia móvel.

Ao longo das décadas seguintes, a Motorola continuou a inovar em tecnologia de comunicação, incluindo o desenvolvimento de sistemas de rádio de duas vias, que são usados por equipes de segurança pública e serviços de emergência em todo o mundo. A empresa também se tornou um grande fabricante de equipamentos de rede de comunicação, como roteadores e modems.

Por meados de 2008/2009 com a chegada do Android, diversas empresas começaram a passar por problemas, entre elas as mais conhecidas Nokia e Motorola, A história da Nokia conto no próximo post, mas todos sabemos o que aconteceu.

A Motorola ia pelo mesmo caminho no mundo dos telefones, aparelhos bonitos, mas com sistema arcaico, que não batia de frente com o já sucesso iPhone (2007) e com o recém lançado HTC Dream. Mas ao contrario da Nokia a Motorola resolveu apostar tudo.

O primeiro smartphone Android lançado pela Motorola foi o Motorola Droid, que foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2009. O Droid foi um marco na história dos smartphones Android, pois foi o primeiro dispositivo a ser lançado com o sistema operacional Android 2.0.

A Motorola fabricava rádios para carro você sabia?
Motorola DROID/MILESTONE

O Motorola Droid contava com uma tela de 3,7 polegadas, processador de 550 MHz, 256 MB de RAM e 16 GB de armazenamento interno. O dispositivo também tinha uma câmera de 5 megapixels, um teclado QWERTY deslizante e suporte para redes 3G. Sim míseros 256mb de ram pessoal, hoje provavelmente ele mal consegue abrir uma página de web, eu tenho ele e vou postar no instagram @richardmaxtech

O Droid foi comercializado como um concorrente do iPhone da Apple, e foi vendido com exclusividade pela operadora Verizon Wireless nos Estados Unidos. Graças ao Droid e a coragem da Motorola em arriscar tudo em um sistema novo e diferente de tudo que já existia, a Motorola recuperou sua posição no mercado de smartphones e tornou-se um dos dispositivos mais populares da empresa na época. No Brasil ele se chamava MILESTONE.

Em 2011, a Motorola foi dividida em duas empresas independentes: a Motorola Mobility, que focava em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e a Motorola Solutions, que focava em soluções de comunicação para empresas e governos.

Após a divisão da empresa em 2011, a Motorola Mobility continuou a produzir smartphones e tablets, mas enfrentou dificuldades financeiras e de mercado. Em 2014, a empresa foi vendida para a Lenovo por US$ 2,91 bilhões.

A Lenovo manteve a marca Motorola e continuou a produzir smartphones sob o nome Motorola Mobility.

Sob a liderança da Lenovo, a Motorola lançou vários dispositivos populares, incluindo a linha Moto G e Moto X.

Em 2019, a Motorola lançou o Motorola Razr, um smartphone dobrável com um design semelhante ao icônico telefone Razr V3, que foi lançado originalmente em 2004. Embora o lançamento do Razr tenha gerado expectativas, o telefone não foi tão bem recebido quanto se esperava.

Além de smartphones, a Motorola continua a fabricar equipamentos de comunicação para empresas e governos, como rádios de duas vias, equipamentos de rede e soluções de segurança pública.

Em 2021, a Motorola lançou vários novos smartphones, incluindo o Motorola Edge 20, o Motorola One 5G Ace e o Moto G Power (2021). A empresa também tem se concentrado em tecnologias emergentes, como redes 5G e dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Em 2023 a Motorola volta ao mercado de smartphones top de linha para brigar de frente com outra gigante do mercado. Uma das vantagens dos aparelhos da Motorola, é a pouca personalização do Android, o que faz com que as atualizações sejam mais simples e rápidas de serem feitas.

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS