Muita gente pensa em colocar uma fechadura eletrônica e fica na dúvida se vale a pena, quais as vantagens e desvantagens de colocar, bom então vamos mostrar um pouco dos dois lados.
Eu tinha uma, chinesa da marca Sherlock. Era muito boa, minhas portas são blindadas, então eu queria uma que ficasse apenas pelo lado de dentro, afinal é fácil arrancar e eu não queria o risco.
Encontrei dessa marca, ficava apenas por dentro, e claro alguns problemas acabaram acontecendo ao longo de 6 anos de uso, o app parou de funcionar, sem suporte da empresa, o que matou usar o celular para abrir e fechar a porta, mas ainda assim tínhamos as tags, que não podiam mais ser cadastradas por que o software tinha morrido, mas tudo bem (riso irônico) hehe, como elas funcionavam, então tranquilo, era possível abrir e fechar a porta por fora, pelo lado de dentro era só usar um botão.
Mas no final de 2022 a fechadura foi dormir de noite funcionando, e de tarde (era um sábado) quando fomos sair, ela estava morta, pensei é a bateria, troquei e nada, a nossa sorte foi que a gente estava em casa, porque se tivesse travado com a gente pelo lado de fora, ia ser um belo problema para entrar, mas eu estou falando de uma marca desconhecida, e não de marcas grandes que temos como Intelbras, Samsung, Positivo e outras do mercado. Claro pode acontecer alguma coisa, mas a chance é infinitamente menor, e ficar sem o app, nessas marcas é praticamente impossível.
Mas vamos aos pontos positivos e depois os negativos de ter uma em casa?
Segurança, as fechaduras digitais geralmente são mais seguras do que as fechaduras convencionais, pois usam códigos de senha ou cartões para destravar, ao invés de chaves que podem ser perdidas ou roubadas, não que seu cartão não possa ser roubado ou perdido, mas ainda assim temos o aplicativo, onde pode cancelar o cartão e abrir pelo celular.
Algumas fechaduras digitais também têm recursos adicionais, como reconhecimento de impressão digital ou reconhecimento facial, que aumentam ainda mais a segurança, as mais comuns são com a biometria, e dispensa qualquer coisa, só precisa colocar o dedo, fácil e prático.
As fechaduras digitais permitem que você entre em sua casa ou escritório sem precisar carregar chaves. Isso também significa que você pode dar acesso temporário a outras pessoas, como convidados ou prestadores de serviços, sem precisar dar chaves físicas e em seguida cancelar esse acesso. Mais prático impossível.
Rastreamento de acesso, isso eu usei bastante, quando o aplicativo funcionava haha, sempre que alguém abria ou fechava a porta eu recebia uma notificação de quem e que horas, isso pode ser útil para manter o controle de quem tem acesso a uma determinada área ou para investigar incidentes de segurança.
Fácil de instalar, hoje as fechaduras digitais geralmente são fáceis de instalar e podem ser instaladas por conta própria, e as mais complexas qualquer chaveiro consegue instalar, o que temos que olhar é para o tamanho da porta, se a fechadura serve para ela, o resto é com o chaveiro OU você mesmo pode por a mão na massa.
E os pontos que podemos considerar negativos?
Custo, as fechaduras digitais normalmente são mais caras que as fechaduras convencionais, dependendo do modelo e das características.
Energia ou bateria, algumas fechaduras digitais dependem de baterias ou energia elétrica para funcionar. Se as baterias acabarem ou houver uma falha de energia, a fechadura pode não funcionar e você pode ficar preso fora de sua casa ou escritório, foi o que aconteceu aqui, não fiquei sem bateria, mas podia ter ficado preso do lado de fora.
Complexidade, algumas fechaduras digitais podem ser mais complexas de usar do que as fechaduras convencionais, especialmente para pessoas mais velhas ou com habilidades limitadas, você precisa avaliar se as pessoas que vão usar, conseguem entender como funciona e como usar em casos por exemplo de emergência, ela apesar de ser mais fácil, pode se tornar complicada para pessoas que tem dificuldade com tecnologias.
Risco de falhas, ACREDITE EXISTE E PASSEI POR ISSO, como qualquer dispositivo eletrônico, as fechaduras digitais podem falhar devido a problemas de hardware ou software. Isso pode causar problemas de segurança ou impedir que você entre em sua casa ou escritório.
Vulnerabilidade, algumas fechaduras digitais podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, o que pode permitir que os invasores tenham acesso não autorizado à sua casa ou escritório, por isso recomendo FORTEMENTE que caso você escolha uma que tenha acesso ao WIFI, Bluetooth, escolha uma de marca conhecida, a Positivo por exemplo tem uma, que da esse tipo de acesso, mas ele é controlado por senha e por voz, que aumenta a segurança. E antes que me perguntem, não é propaganda da Positivo, falei dela porque eu vi funcionando na Eletrolar 😊
Limitadas para alguns tipos de portas, lembra que falei lá em cima? Algumas fechaduras digitais são projetadas para ser instaladas em portas específicas, como as portas internas, e não podem ser instaladas em portas externas ou portões, e ainda existem portas que são mais largar ou mais finas, e você precisa levar isso em conta, toda fechadura digital, tem na embalagem ou no manual pela internet, as especificações mínimas e máximas que ela precisa da porta.
Talvez nem possamos considerar como pontos negativos, mas pontos que precisam ser levados em consideração, mas posso falar que depois que você tem uma, você não quer mais usar chaves, desde que a minha quebrou e tive que recolocar a chave, eu já “Perdi” umas 10 vezes a minha chave, esqueci no carro, escritório, perdida dentro de casa mesmo, com uma que te de suporte pelo celular por exemplo, isso não acontece. Mas e se me roubarem o celular?
Bom caso isso aconteça, eu tenho sempre um backup instalado em outro celular, como da esposa, sogro, ou um que fica guardado no cofre, esse celular por exemplo tem acesso a todos os meus apps importantes, e ele está bloqueado e com criptografia, ou seja, mesmo que seja roubado de dentro de casa, ninguém consegue abrir nada que está nele, desta forma eu garanto a segurança em caso de roubo do meu celular principal, já que por ele eu desativo todas as contas e o aparelho.
E eu já coloquei outra? Ainda não, preciso esperar as contas se normalizarem e ai pesquisar e escolher qual me atende bem, a prefêrencia é por uma que fique pelo lado de dentro, mas se eu achar uma bacana que tenha tudo qaue eu quero, troco por um modelo que seja do lado de dentro e fora, a desvantagem de não ter o lado de fora, é que você acaba tendo que usar por carão ou celular, já que não da para usar por biometria.
Abraços a todos


