A tecnologia Bluetooth foi criada em 1994, na Suécia, pela empresa de telecomunicações Ericsson, com o objetivo de substituir os cabos de comunicação entre dispositivos eletrônicos. O nome “Bluetooth” foi inspirado no rei Haroldo Blåtand (ou Bluetooth, em inglês), Haroldo Blåtand, também conhecido como Haroldo Bluetooth, foi um rei dinamarquês que governou a Dinamarca e partes da Noruega e Suécia do final do século X até sua morte em 986 d.C. Ele é conhecido por sua habilidade em unir tribos escandinavas rivais em uma única nação e por seu papel na disseminação do cristianismo na Dinamarca.
O nome “Bluetooth” foi dado em homenagem a Haroldo Blåtand devido à sua habilidade em unir pessoas de diferentes origens e culturas, assim como a tecnologia Bluetooth permite que dispositivos de diferentes fabricantes e tipos se comuniquem entre si de forma unificada. Além disso, o logotipo do Bluetooth é composto pelas iniciais “H” e “B” em caracteres rúnicos, que são uma referência direta ao nome do rei dinamarquês.
A primeira versão do Bluetooth foi lançada em 1999, e tinha uma taxa de transferência de dados de apenas 1 Mbps. Com o passar dos anos, a tecnologia evoluiu e hoje em dia é capaz de suportar taxas de transferência de até 24 Mbps. Além disso, o Bluetooth também é capaz de conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, permitindo a criação de redes sem fio complexas.
Hoje em dia, o Bluetooth é uma tecnologia amplamente utilizada em dispositivos eletrônicos de todo o mundo, e é considerada uma das principais tecnologias de comunicação sem fio da atualidade.