segunda-feira, julho 4, 2022

Vale a pena criar uma casa inteligente?

Essa é uma pergunta que sempre me fazem, vale a pena criar uma casa inteligente?

Imagem cidade inteligente
Imagem da cidade inteligente

Eu já te respondo, sim, vale mas você precisa aprender como usar, de nada adianta ter lâmpadas, interruptores, tomadas, se você continuar usando fazendo como sempre fez todos os dias.

É preciso reaprender tudo que estamos acostumados no dia dia, quando instalamos produtos inteligentes não adianta apenas configurar é preciso criar rotinas para que ele funcione para o que precisamos.

Se você tem apenas lâmpadas inteligentes, em vez de pedir apenas para desligar quando está saindo por exemplo, você pode criar rotinas de bom dia, boa tarde, boa noite, estou chegando em casa, estou saindo de casa por exemplo.

Usando o exemplo estou chegando em casa, você está na rua ou no carro, de noite, e quando pede para o celular por voz, a rotina “estou chegando em casa” ele irá ligar a luz da garagem, ou da sala por exemplo, e você não vai chegar no escuro.

Se tiver outros itens inteligentes, poderá já chegar com tv ligada, ar condicionado, deixando o ambiente já preparado para sua chegada.

Se você tem aspirador inteligente que responde por voz, você pode no horário que você decidir, enquanto está na rua, pedir que ele limpe a casa  antes de você chegar por exemplo.

As criações de rotinas, são infinitas, você pode até deixar uma cafeteira elétrica preparada, e quando falar bom dia, ela ligar e preparar já seu café, sem que você precise fazer nada quando acordar.

As opções de produtos são muitas e marcas também, hoje eu tenho produtos da Positivo, Sonoff, Mi, Amazon, Google e outros, todos trabalham entre si, e criando rotinas que fazem os mais diversos produtos, trabalhar em conjunto, facilitando muito o dia, e um controle maior também do consumo de energia.

É possível por exemplo, saber o gasto de cada equipamento se usar uma tomada inteligente em cada ponto, ter disjuntores inteligentes, que nesse caso já irá mostrar o consumo total da casa, a maioria dos produtos são de fácil instalação, e não requer ajuda de profissionais, e depois de instalados já começam a mostrar as vantagens.

Claro nada disso vai servir para algo, se você não tiver vontade de mudar, não tem conversa, para usar uma casa inteligente, é preciso mudar hábitos, é preciso aprender a falar com o google ou Alexa, ter o habito de pedir as coisas por voz, é um recomeço, deixar de fazer o que estamos acostumados, como ligar tv, lâmpadas, usar controles, estamos acostumados desde crianças com isso, e a mudança as vezes causa medo, mudar sempre é difícil.

Mas posso dizer que eu mudei, não é um processo de 2 dias, é longo, porque precisamos sempre lembrar que temos produtos agora, dentro de casa que facilitam a nossa vida, mas usar é a questão. Mas depois que você entende como funciona, para que serve, e como posso usar isso para deixar meu dia melhor, você nunca mais irá querer voltar para o passado.

 

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga nas redes sociais

15,001SeguidoresSeguir
10,097SeguidoresSeguir
29,785SeguidoresSeguir
5,950InscritosInscrever
- Advertisement -

Últimos Posts