A Samsung apresentou o portfólio completo da linha 2022 de TVs e Soundbars, detalhando todos os principais recursos e diferenciais tecnológicos dos produtos já à venda no mercado brasileiro, como as novas Neo QLED 8K e 4K, incluindo a exclusiva Gaming TV, a linha Lifestyle (composta pelos modelos The Frame, The Serif, The Sero, o projetor Smart portátil The Freestyle e o The Premiere), além das novas versões de televisores QLED e Crystal UHD.
“Nossa proposta é posicionar os televisores da Samsung, líder global da categoria há 16 anos consecutivos, como as opções perfeitas para quem deseja obter a mais avançada e imersiva experiência audiovisual, seja para jogar um game, assistir a filmes, séries, shows, produções digitais e, claro, curtir ao máximo as principais exibições esportivas dos maiores eventos do mundo, como o Mundial de Futebol”, ressalta Gustavo Assunção, vice-presidente da Divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.
Junto com a apresentação do portfólio 2022, a Samsung também aproveitou para lançar sua campanha para a linha de TVs e soundbars, “Só a Samsung Tem”, e uma nova funcionalidade em seu site, de seleção personalizada, que permite ao consumidor encontrar a TV mais indicada ao seu uso, respondendo a apenas cinco perguntas sobre ambiente, preferências, tamanho e preço.
Destaque do portfólio 2022 de TVs Samsung
Neo QLED 8K
As TVs da linha Neo QLED 8K rapidamente se consolidaram como as mais tecnológicas do mercado. O principal e mais avançado modelo apresentado é a TV Neo QLED 8K QN900B disponível em 75 e 85 polegadas. É uma TV do futuro no presente, com design arrojado com 1,5 cm de espessura em toda a sua extensão, acabamentos impecáveis e borda praticamente inexistente, que acaba de ganhar uma nova solução: os NFTs, que chegam para impulsionar uma tendência de beleza e harmonia em casa. Em parceria com a Nifty Gateway, os consumidores podem agora explorar quase 6 mil obras digitais de 400 artistas globais, comprar e exibi-las na Neo QLED 8K.
Este modelo já revolucionou os padrões de imagem em televisores por conta da capacidade de upscaling com inteligência artificial (IA) do Processador Neural Quantum 8K e do painel de Mini LED Samsung, que gera contraste perfeito e brilho intenso, ideal para quem quer curtir os jogos do Mundial, que serão transmitidos durante o dia no Brasil. A grande novidade de 2022, portanto, se volta tanto para o realismo, quanto para o conforto visual do espectador.
Uma nova inteligência de processamento e o mapeamento em 14-bit tornam a Neo QLED 8K capaz de reproduzir até quatro vezes mais tonalidades entre o preto mais intenso e o branco mais brilhante. Enquanto isso, a função Profundidade como na vida real distingue o plano de fundo dos objetos em evidência, aperfeiçoando a noção de profundidade. Tudo atrelado aos mais de 33 milhões de pixels da Neo QLED 8K, que reforça o posicionamento do produto como a opção mais tecnológica do mercado, e convida parceiros com mesmo entusiasmo pelo 8K a explorar o segmento.
A Globo, representada no evento pelo seu Diretor de Estratégia e Tecnologia, Raymundo Barros, ressaltou o pioneirismo do Globoplay na distribuição de conteúdo 8K e 4K na casa dos consumidores brasileiros por meio das TVs Samsung. O executivo reforçou também a produção pelos Estúdios Globo de conteúdos nacionais potentes em 4K e também em 8K, a exemplo do primeiro capítulo da novela Pantanal.
Globalmente, a Samsung também anunciou uma colaboração com o Prime Video para oferecer aos fãs a oportunidade de experimentar um conteúdo em 8K exclusivo da tão esperada série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, apenas nas telas da Neo QLED 8K de última geração da Samsung.
A linha de televisores Neo QLED 8K 2022 da Samsung ainda conta com outros dois modelos: QN800B, nas versões 65, 75 e 85 polegadas, e QN700B, nas versões 55 e 65 polegadas, todos com o Neo Slim Design, com até 1.7cm de espessura e o One Connect. Outro destaque em comum na linha é a entrada do padrão Dolby Atmos, que, em conjunto com o Som e Movimento e Sincronia Sonora, gera o auge da imersão sonora. O destaque fica ainda com a presença de uma TV 55 polegadas, inédita para a categoria, mostrando a confiança da Samsung na expansão deste segmento no Brasil.
Neo QLED
No portfólio de TVs Neo QLED 4K, o principal modelo é a Gaming TV QN90B, nas versões 55 e 65 polegadas, com painel nativo de 120hz, além das versões de 43 e 50 polegadas, com o inédito painel de até 144hz. O modelo é um grande sucesso no portfólio da Samsung ao oferecer recursos específicos para o público gamer, como Freesync Premium Pro, Menu de Jogos, Tela Super Ultra Wide e quatro portas HDMI 2.1. Além disso, ela também conta com diferenciais importantes para todo tipo de usuário, como a tecnologia dos Mini LEDs, o processador Neural Quantum 4K, com 20 redes neurais para upscaling de resolução, tela sem limites com Design slim superfino de menos de 2,7 cm de espessura e sem bordas aparentes, além das tecnologias Dolby Atmos e Som em Movimento para um nível extra na experiência sonora.
Nesta categoria, a Samsung também conta com o modelo Neo QLED 4K QN85B, nas versões 55, 65, 75 e 85 polegadas, tela que inaugura as TVs do portfólio Samsung que contam com a tecnologia Mini LED. De olho no mundial, a Samsung apresenta também um novo modelo de Neo QLED 4K que entra nesta linha Premium como opção especialmente para o evento esportivo, a QN83B.
Linha Lifestyle
Outra exclusividade da Samsung é a linha Lifestyle, que oferece uma experiência para cada tipo de consumidor, se adaptando aos diversos usos e possibilidades para quem deseja não apenas uma tela para exibir conteúdo, mas um dispositivo que expresse sua personalidade, estilo e dinamismo em um mesmo aparelho. O principal modelo da linha é a The Frame 2022, que conta com versões de 85, 75, 65, 55, 50, 43 e 32 polegadas, a opção perfeita para exibir todo tipo de arte na tela ao invés da tela preta da TV desligada, desde obras-primas dos maiores e mais importantes museus e galerias do mundo, até as próprias imagens do usuário.
A The Frame 2022 ajuda a transformar o ambiente em uma galeria dentro de casa graças ao poder de personalização do produto. Entre seus diferenciais, a Tela com acabamento Matte – que se estende para todas as TVs Lifestyle 2022 – é a principal novidade para este ano, já que permite uma experiência sem interferência da luz do ambiente e sem reflexos na tela. O Slim Frame Design traz uma TV com menos de 3 cm de espessura e visual de um quadro em exposição, o que é potencializado pelo suporte de parede Slim e a Única Conexão (ambos inclusos) para manter a TV rente à parede, sem fios aparentes. As molduras customizáveis em diversas cores e estilos, além do Modo Arte – que dá acesso a 20 obras de arte gratuitas de uso limitado da Coleção Samsung e a possibilidade de assinatura da Art Store, com mais de 1400 pinturas e fotografias famosas dos principais artistas e museus do mundo – deixam a The Frame perfeita para quem busca uma TV que é a cara do usuário. Tudo isso com tecnologia de pontos quânticos e resolução 4K.
Além da The Frame, a linha Lifestyle também conta com a TV The Serif 2022, mundialmente premiada, co-criada pela Samsung em uma colaboração com os irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec, e que chega na versão 55 polegadas na cor Branca. Além da tela com acabamento Matte, seu design 360° – perfeito de frente, de lado e até na parte de trás – e o suporte de chão em forma de cavalete que combina com a TV (e que pode ser retirado) oferecem ainda mais versatilidade, entre outras funções tecnológicas, como NFC.
Já a TV The Sero 2022 é a única TV do Brasil que gira na vertical e, portanto, é perfeita para conteúdos digitais – ou seja, o usuário pode aproveitar o entretenimento do seu smartphone na TV, girando a tela para o formato vertical. O modelo também conta com som potente e tecnologia de pontos quânticos, em 4K.
Para quem adora uma sessão de cinema em casa, o The Premiere segue na linha como o projetor capaz de reproduzir imagens de até 130 polegadas em 4K HDR, a apenas 24 cm da parede. Os conteúdos e a interface são os mesmos de uma Smart TV Samsung e a potência sonora preenche o ambiente, deixando o usuário imerso ao assistir qualquer conteúdo.
Lançado no primeiro semestre, o projetor Smart Portátil The Freestyle é outro grande destaque da linha Lifestyle, ideal para levar para qualquer lugar, já que reproduz imagens de 30 a 100 polegadas em FHD com a mesma experiência de uma Smart TV Samsung, e é super prático, com configuração automática e instantânea, além de contar com som premium 360° embutido.
QLED
A linha QLED 4K 2022 da Samsung chega com recursos impressionantes para quem busca uma experiência transformadora com a TV, a começar pela garantia de 10 anos contra o efeito burn in (que também vale para a linha Neo QLED). O modelo QLED 4K Q80B, nas versões 50, 55 e 65 polegadas, conta a tecnologia Direct Full Array para privilegiar o contraste, Modo Game, Processador com IA Quantum 4K, que faz upscaling da imagem para resolução próxima a 4K, tecnologia de Som em Movimento Lite e Dolby Atmos, além de compatibilidade com assistentes de voz, design de tela sem limites e visual livre de cabos. A linha QLED 4K 2022 ainda é composta pelos modelos Q65B, nas versões 50, 55, 60, 65 e 70 polegadas, e Q60B, nas versões 50, 55 e 65 polegadas, todas com 100% do volume de cor.
Crystal UHD
O modelo de TV Crystal UHD 4K 2022 BU8000, nas versões 43, 50, 55, 60, 65, 70, 75 e 85 polegadas, tem painel Dynamic Crystal Color para exibir cores puras e reais, em todas as sutilezas e nuances das cores como na vida real. O Design Air Slim e a tela sem limites também deixam o modelo ainda mais elegante e fino, seja na parede ou no rack, com apenas 2,5 cm de espessura para combinar com o espaço. Essa TV também é compatível com inteligências artificiais, como Alexa.
Outra grande novidade, disponível a partir da Crystal UHD e disponível para todo o portfólio de Smart TVs QLED, Neo QLED e Lifestyle de 2022, é a chegada do Samsung Gaming Hub, trazendo o melhor conteúdo de streaming de jogos e experiências gamer sem hardware adicional ou necessidade de downloads. Anunciado durante a CES 2022, trata-se de uma plataforma de streaming de jogos all-in-one, na qual os jogadores podem descobrir e desfrutar de mais de 300 jogos de parceiros como Xbox e NVIDIA GeForce NOW, oferecendo acesso melhor, mais rápido e prático a todos os jogos dentro das TVs Samsung. Habilitado pelo Tizen, o Samsung Gaming Hub permite ainda que os jogadores acessem instantaneamente grandes sucessos como Forza 5 Horizon, Halo Infinity e Fortnite, de parceiros líderes do setor, além de seus consoles de jogos e PC.
Soundbars Samsung
As Soundbars também se destacam no novo portfólio da Samsung, pois potencializam o som da TV e elevam a imersão – algo extremamente importante para quem deseja ter a melhor experiência audiovisual em casa –, com praticidade de uso e instalação, sendo conectadas via Bluetooth. A Série Q, linha mais premium desses aparelhos, conta os modelos HW-990B, HW-930B, HW-Q800B e HW-Q600B, que, como por meio da Sincronia Sonora, funciona em conjunto com os alto-falantes da TV Samsung, ou seja, são modelos perfeitos para os televisores mais avançados, como Neo QLED e QLED. Todos os produtos da Série Q contam com Dolby Atmos e DTS:X, equalização automática, Modo Game Pro, Tap Sound, para reprodução de música do smartphone na Soundbar com apenas um toque, além do controle remoto único.
O grande destaque fica para a versão HW-Q990B, premiada com o CES Innovation Awards 2022, sendo o mais avançado entre os lançamentos de áudio deste ano. Além dos recursos como Dolby Atmos sem cabos, duas caixas traseiras com saída lateral e superior já inclusas, Inteligência de Som antirruído, Space Fit+, que calibra automaticamente o som de acordo com o espaço, esta é a única soundbar do mercado nacional a oferecer 11.1.4 canais. A Série S também foi introduzida com o modelo HW-S800B, que possui o melhor da tecnologia disponível, como Sincronia Sonora e Wireless Dolby Atmos, e faz um match perfeito com os dispositivos da linha Lifestyle, com Ultra Slim Design de apenas 4 cm de espessura e subwoofer compacto.
Compromisso da Samsung com a Sustentabilidade
Sustentabilidade é um pilar crucial na Samsung, presente desde o conceito de um novo produto, obtenção de matéria-prima, passando pela produção até finalmente chegar à casa do consumidor, sem esquecer da reciclagem e do descarte. Até 2030, a Samsung pretende expandir o escopo de seu sistema de coleta de lixo eletrônico de 50 países para 180. Também é importante destacar como a marca intensificou seu compromisso, incluindo como meta zerar as emissões líquidas de carbono para todas as divisões de produto até 2050. Outra grande iniciativa da Samsung são as embalagens reutilizáveis das TVs, que são eco-friendly – além do uso de 90% menos tinta, com a diminuição dos textos e ilustrações, em 2022 os grampos foram substituídos por cola, o que facilita o processo de reciclagem. Tudo isso considerando que as caixas foram ressignificadas, podendo ser transformadas em objetos criativos e úteis para a casa.
O controle remoto SolarCell também está ainda mais abrangente, já que agora também está disponível a partir da categoria Crystal UHD 4K, e eficiente: além do carregamento por energia solar ou da própria luz ambiente, ele pode ser recarregado via radiofrequência, absorvendo energia de roteadores Wifi de 2,4 gigahertz. O controle SolarCell também é fabricado com resíduos plásticos retirados dos oceanos, ou seja, o lixo do mar é transformado em objetos sustentáveis e úteis para o dia a dia. Em sete anos, estima-se que o controle SolarCell evitará o descarte de 130 milhões de pilhas no Brasil – para se ter uma ideia, essa quantidade é capaz de formar uma fila única de pilhas da cidade mais ao sul do país (Chuí) até a localidade mais ao norte (Oiapoque). Por fim, a Samsung também abriu o código de desenvolvimento dessa tecnologia para que todos os fabricantes agora também possam seguir essa iniciativa.
Pontapé inicial com a campanha “A Magia está on”
A campanha “A Magia Está On”, desenvolvida pela agência brasileira Fbiz para toda a América Latina, destacou os diversos itens do portfólio da Samsung – não apenas as TVs da marca, mas também smartphones e tablets Galaxy, além de aspiradores-robôs JetBot e aparelhos de ar-condicionado WindFree – para que os fãs possam vivenciar a magia que o esporte transmite. A proposta da campanha foi mostrar um paralelo entre a magia do futebol e a experiência quase mágica de assistir aos jogos a qualquer hora e em qualquer lugar no universo conectado pela Samsung, com novos formatos e maior interatividade. “O consumidor busca uma experiência cada vez mais completa, por meio de qualidade de imagem superior e maior imersão no conteúdo. A campanha ilustra os benefícios e diferenciais que os produtos conectados da Samsung proporcionam para este público, que consome o que há de melhor em tecnologia para uma experiência única ao assistir aos jogos de futebol na sala ou qualquer outro lugar”, diz Arthur Wong, diretor de Marketing da Samsung América Latina.
Hora do jogo com a campanha “Só a Samsung Tem”
A apresentação do portfólio de TVs da linha 2022 também foi a oportunidade perfeita para o lançamento da campanha “Só a Samsung Tem”, focada nos recursos exclusivos dos novos televisores e modelos de Soundbar da marca para acompanhar todo tipo de conteúdo, especialmente os jogos do Mundial de Futebol. Com dois filmes principais de 30 segundos e mais seis pílulas de 15 segundos cada, veiculados na TV e nos canais digitais, a campanha criada pela agência Cheil começa em 22 de setembro e segue ativa até o fim de novembro, reforçando os diferenciais que posicionam a Samsung como a escolha perfeita para quem deseja a melhor e mais imersiva experiência audiovisual com uma TV.
Entre os destaques apresentados na campanha, estão as características que distinguem as TVs Samsung de outros modelos disponíveis no mercado, como o brilho superior graças à tecnologia dos Mini LEDs, a tecnologia de Som em Movimento, que faz o áudio acompanhar os objetos em cena, o Design AirSlim que torna os modelos do portfólio os mais finos da categoria, além da função Multitela, que divide a exibição em até quatro conteúdos diferentes, e o controle SolarCell, recarregável por energia da luz solar ou ambiente e que, por isso, dispensa o uso de pilhas, entre muitos outros recursos e especificações. Outra novidade da campanha é que os clientes vão poder pedir para a Alexa, inteligência artificial da Amazon, fazer a dancinha da vitória, bastado dizer o comando “Alexa, faz a dancinha da vitória”.
“Nossa liderança global no mercado de TVs prova que estamos no caminho certo ao oferecer o que há de mais inovador em tecnologia e qualidade de imagem e som aos clientes. A aproximação do mundial de futebol e o período de promoções que começam em novembro são excelentes oportunidades para quem quer renovar sua relação com a TV e a forma de consumir todo tipo de conteúdo. Nosso intuito com a nova companha, portanto, é ajudar esse consumidor a perceber como e de quais formas os produtos da linha 2022 de TVs Samsung são superiores, tornando nossa marca a principal escolha na hora de trocar o televisor”, diz Gustavo.
A melhor seleção de produtos no site da Samsung
Outra novidade especial da Samsung em celebração à apresentação do portfólio 2022 e ao lançamento da campanha “Só a Samsung Tem” é uma nova funcionalidade no site da marca dedicada às novas TVs, que permite ao consumidor encontrar o modelo perfeito para seu ambiente e necessidade, fazendo um verdadeiro match entre televisor e usuário.
Construída com base em uma arquitetura inteligente para deixar tudo mais acessível e visual para o consumidor, a função auxilia o consumidor em sua jornada de compra a partir de cinco perguntas básicas, como em qual ambiente a TV será instalada, qual será a principal atividade – já que a Samsung conta com modelos e recursos específicos para diferentes públicos, como gamers, por exemplo –, além de tamanho de tela desejado e faixa de preço pretendida.
Ao final do processo, além da indicação de qual televisor Samsung melhor se encaixa com as respostas e uma tabela comparativa entre os principais modelos, o consumidor ainda pode ter a chance de ganhar um cupom especial de desconto na compra da TV, válido por um período determinado.