Preciso trocar meu roteador?

Published:

Vamos lá, aposto que você olhou para seu roteador nesse momento haha, e se você não trocou recentemente, ele deve ter muitos e muitos anos né?

Pois é meus amigos leitores, se tem uma coisa que a gente não troca se não queimar é o roteador.

E muita gente usa o modem da própria operadora de internet, e não usa um roteador, o que é uma péssima ideia sabia?

Você não consegue usar todo o potencial da sua rede, pelo modem, ele é muito limitado.

Mas falando do roteador, por que eu preciso trocar?

Bom poderia citar inúmeras razões, mas vou destacar apenas algumas para o post não ficar enorme.

E antes que alguém pense, é um post sobre alguma marca de rotador, não, e não vou indicar nesse post marcas, eu uso o do Google aqui em casa e me atende razoável.

Bom vamos lá, a primeira coisa é segurança, roteadores muito antigos, e muita gente usa ainda os tplinks e dlinks da vida, de 10 anos, 5 anos atras, acabam ficando desatualizados em muitos fatores, principalmente em segurança.

Velocidade, roteador no cabo vai bem na maioria deles, mesmo os mais antigos, mas quando vamos para o wifi, a coisa muda, os protocolos mudaram muito, claro, seus gadgets vão funcionar em uma rede antiga, eles são compatíveis, mas em uma velocidade muito menor que em roteadores mais atuais.

Quantidade de dispositivos conectados, hoje qualquer casa tem aí brincando uns 10 ligados, é pouco né?

Mas se você tem uma casa inteligente, as coisas mudam tudo, e pode chegar rapidamente em ter mais de 20, 40 conectados ao mesmo tempo, roteadores antigos não tem tecnologia para absorver todo mundo e sempre alguém vai cair.

Sinal fraco, isso quem tem roteador mais antigo ta acostumado em ter sinal muito bom perto do roteador e bem ruim depois de uns 10 metros.

A gente nunca pensa nele, e provavelmente só lembramos dele quando a internet cai.

Mas a troca pode valer muito a pena, além da segurança, o desempenho de sua rede irá melhorar mais de 100%, temos modelos com vários tipos de tecnologia, como Wifi 6, MIMO, MU MIMO, MESH tudo isso para que você tenha o melhor sinal, a maior velocidade.

Eu não vou recomendar marcar nesse post, mas se você resolver trocar, aposte no MESH, ele cria bolhas de wifi, quando conectados em mais de uma unidade, deixando sua rede, sempre com sinal 100% e tudo que você precisa fazer é ligar o primeiro módulo na tomada e no seu modem de internet, e os demais módulos basta ligar na tomada, mais simples que isso, acho que impossível nos dias de hoje.

Abraços para todos,

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS