O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Published:

Continuando ainda no tema simuladores, de nada adianta você montar seu simulador com cadeiras, bases de movimentos (será nosso próximo post) volantes, se você não tiver um monitor que lhe de mais realismo.

Testei vários monitores de diversas marcas, muitos emprestados de amigos, pois não consegui que o fabricante liberasse o produto. E minha escolha é o monitor gamer curvo da Samsung de 49 polegadas, e nem estou falando do modelo novo, que eu não testei, e vou explicar o porque.

O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Falando mais especificamente de jogos de corrida, uma das coisas mais importantes é o tempo de resposta e os herts ou taxa de atualização.

Monitores ou TV´s com 60hz, em um jogo de formula 1 por exemplo deixam borrões na tela, o que  alem de prejudicar muito na hora de jogar, cansa a vista, e isso vale para qualquer marca ou modelo ok? se for 60hz, evite, principalmente TV grande, pois ai o arrasto na tela é muito maior.

O monitor Gamer da Samsung, os curvos, tem uma taxa de atualização alta, o modelo que estou usando é o antigo ainda, e tem uma taxa de 144hz, e já é perfeito sem borrões na tela. Tem HDR mas eu não uso nos jogos de F1, não sei, pra mim fica mais lavada a tela, não gosto, mas é questão de gosto.

Mas Richard, monitor de 120hz ou mais, ta cheio por ai, tem as mesmas portas hdmi e display port, ótimas telas, porque diabos você escolheu o Samsung?

Bom primeiro pela marca, tenho monitor da Asus de 16 polegadas que já deu problema, tenho 2 monitores LG de 23 que queimaram parcialmente as luzes, e tenho 5 monitores da Samsung, sendo 1 com 9 anos, 1 com 6 anos, 2 com 3 anos e 2 com menos de 1 ano, e nenhum deles deu defeito, então o primeiro motivo foi a durabilidade, o segundo motivo foi a curvatura da tela no modelo escolhido, tenho 3 monitores da Samsung curvos de 23 polegadas cada um, mas nenhum deles, nem juntos conseguem ter a curvatura desse gamer de 49 polegadas, meus monitores são de 75hz, isso já diminui muito o borrão nas imagens, mas é bem notável a diferença entre eles.

Usar um monitor curvo em um simulador de movimentos tem suas vantagens, conforto para jogar, facilidade em ver as laterais sem precisar virar muito o rosto e usar apenas um monitor força menos a placa de vídeo do que ligar 3 monitores.

Ok explica então 3 monitores não é melhor que 1?

Depende, se você tem 3 monitores idênticos, da para transformar ele em 1 só e jogar como se fosse uma tela apenas, mas vai ter os recortes na imagem, afinal teremos molduras nos monitores, e isso irrita, precisa acertar muito bem no surround no caso da Nvidia, para fazer o alinhamento e não ter cortes estranhos na tela, e ainda precisa alinhar eles certos na altura, ângulo e posição para ter o melhor setup na hora de jogar, isso leva tempo, da um pouco de trabalho, mas vale a pena se você tiver 3 monitores e uma placa que suporte.

A parte ruim é que você vai ocupar toda sua mesa com 3 bases, praticamente todo o espaço dela com os 3 monitores e vai gastar 3 monitores de energia né, afinal serão 3 monitores ligados na sua rede elétrica em vez de um só. Mas mesmo assim se você tiver 3 iguais de no mínimo 23 polegadas cada, da mesma marca e de 75hz, use e vou mostrar nas fotos o porquê.

Proporção!!!

Nossos monitores na sua maioria são 16:9, padrão adotado até nas TV´S

Mas você sabia que esse a pior proporção para jogos e filmes?

Sabe porque?

Porque simplesmente nessa proporção muita coisa é CORTADA, deixamos de ver MUITA COISA.

Há, você esta exagerando!!

Não, e eu vou mostrar agora nas duas fotos abaixo a diferença entre o meu Samsung de 23 polegadas 16:9 e o Gamer C49HG de 49 polegadas na proporção 31:9

Vale lembrar que se você juntar 3 monitores, irá ter uma proporção maior também, e mais visualização também ok?

Veja a foto abaixo, ela é no meu monitor curvo de 23 polegadas, também é da Samsung.

O jogo é o F1 2020

O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Como podemos ver na foto, temos todo o Cockpit do carro, e os espelhos temos apenas a ponta deles, é o comum, o que estamos acostumados, sempre achamos que é isso que o jogo tem, afinal usamos um monitor 16:9 faz muitos anos, e sempre achamos que o que podemos ver é tudo que está no monitor né, nem imaginamos que na verdade o jogo tem muito mais para mostrar, e que simplesmente não é mostrado pela proporção do monitor que temos em casa. Vale lembrar que qualquer monitor ou TV 16:9 irá mostrar exatamente a mesma imagem acima, independente do tamanho da ela, pode ser uma de 100 polegadas, você irá ver a mesma imagem, apenas deliciosamente maior, mas não irá ver nada mais do que você esta vendo nessa foto.

Mas não da pra não falar, alguns modelos da nova linha da Samsung ( nesse momento você pensou eu aposto, é post patrocinado hahaha, não meus amigos não é não) fazer um recurso para quem joga com TV e muda para 21:9 e você ira ver mais cosas na tela, mas o custo disso é uma grande área preta ou em cima, ou embaixo, ou em cima e em baixo. pois para mostrar a imagem mais abaeta é preciso, digamos espremer um pouco e isso significa ser mais baixa,, mas acho que da para acostumar, o ganho é maior  do que a perda.

Agora vamos ver uma imagem, a mesma foto, mas no monitor de 49 polegadas, na foto não importa se é curvo ou não ta? e sim sua proporção e tamanho.

O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Vamos lá, o que temos de diferente nessa foto?

Espelhos, pessoas, mais Cockpit, muito mais imagens, muito mais detalhes, ok, você não vai usar os espelhos em um jogo de F1, eles realmente não servem para muita coisa, mas junto com os espelhos, você ganha mais pista, vai ver o pneu inteiro, quando ataca uma zebra por exemplo você pode ver o pneu entrando na zebra, com o monitor 16:9 você não tem esses detalhes, acredite, você será pelo menos 1 segundo mais rápido usando um monitor ou 3 monitores, porque o ganho do campo de visão é muito maior.

Ainda está em dúvida? Olha essas duas fotos abaixo:

O melhor monitor para simuladores é da Samsung O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Eu deixei em colorido e em preto e branco das duas formas. A primeira imagem é o que você deixa de ver usando um monitor 16:9 o que você deixa de ver está em preto e branco.

A segunda o que você ganha quando está usando o monitor de 49 gamer curvo da Samsung.

Mas Richard, você fala dele, mas ao mesmo tempo fala que da para usar 3 monitores, então porque usar um monitor de 49 que é muito mais caro que 3 separados.

Bom em partes você tem razão, 3 monitores curvos de 24 polegadas da Samsung vão custar bem menos que a metade do valor do gamer de 49.

As Vantagens de usar os 3 monitores são:

CUSTO, em média você ira gastar us 3 mil reais, bem menos que os 11 mil do gamer

Facilidade de desmontar quando precisar usar separado.

e Só.

Desvantagens:

Monitores tem moldura, você terá 2 cortes na sua tela, na esquerda e direita da tela central

Só HDMI, sua placa de vídeo vai precisar ter 3 portas HDMI disponíveis para poder conectar, e as placas de vídeo mais parrudas já costumam ter3 ou 4 display port, e apenas 1 HDMI, nesse caso vai ter que comprar cabo hdmi x display port, que custam um de boa qualidade na faixa de 280,00 cada um. (some eles mais o valor dos monitores)

Suporte, os monitores costumam ser muito baixos para quem gosta de jogar em um simulador, vai ter que comprar 3 suportes (eu tive) para poder alinhar ele com a altura que seus olhos podem ver sem atrapalhar por causa do volante, em média esses suportes estão na faixa de 499 a 799 vai depender de qual você quer.

Mesa, 1 monitore de 49 polegadas, tem quase 1.20 metros de ponta a ponta, 3 monitores de 24 polegadas, mesmo em curvatura, vai ter quase 1,50 metros, sua mesa padrão para 1 monitor grande, cabe, os pés podem ficar bem justos mas cabe.

Já para colocar 3 monitores, provavelmente não cabe, porque cada monitor vai ter um suporte, e isso vai ocupar muito espaço na mesa, e provavelmente terá que trocar a mesa para conseguir colocar os 3 monitores, uma mesa grande já começa na faixa de 900,00, ta somando?

Vai precisar de 3 tomadas adicionais, vai gastar 3x mais energia e a sua fiação de casa tem que dar conta de 3 monitores ligados a mais na sua rede.

E pra fechar eles são de 75hz, se for buscar os de 120hz o preço já não vale frente ao de 49 polegadas.

Bom não vou fazer a conta, é claro que mesmo que com tudo isso usar os 3 é mais barato, mas não é mais vantajoso entende?

A desvantagem do monitor de 49 polegadas é o preço e o tamanho, porque você precisa ter espaço para poder colocar ele.

As vantagens são:

O melhor monitor para simuladores é da Samsung

Ter apenas um monitor, sem recortes na tela, poder usar o HDR quem gosta, conectar apenas 1 cabo display port na placa de vídeo, ter um monitor de 144hz mais fácil de colocar na mesa e poder por apenas 1 suporte, 1 tomada, enfim, as vantagens são muito maiores.

Vale lembrar que aqui estamos falando de um monitor para um simulador ok? para gamers que já gastaram mais de 10 mil reais em um volante, 4 mil em um assento, 12 mil em um simulador que vamos falar no próximo post, então investir em um monitor é algo essencial e que certamente cabe no bolso e está no planejamento deles.

Mas para você que leu até o fim, gostou da ideia de ter mais área de visualização, mas não pode gastar essa fortuna, fica a dica de 3 monitores curvos de 45 da Samsung, eles são simples, de 75hz, mas da pra jogar sem ter o arrasto, e fica um setup bem bacana.

E você deve ter pensado e em outros jogos?

Funciona da mesma forma, eu não jogo, mas em  um jogo de tiro pode imaginar a seguinte cena, no monitor de 16:9 você vê a casa que está na sua frente, não sabe onde o inimigo está. e tomou um tiro sem saber de onde veio.

Em um monitor 31:9 de 49 polegadas, você vai ver a casa, e do lado esquerdo o carro abandonado, e do lado direto a árvore que o cara está escondido, e o melhor quem joga contra você NÃO sabe que você usa um monitor desses, e pelo menos 95% de quem joga com você provavelmente está usando um 16:9 ou seja você tem uma grande vantagem!!!

E faltou eu falar da curvatura, o modelo que eu estou usando é o antigo tem uma curvatura de 1800R que não é muito acentuada o modelo é o CHG90 e você encontra ele na faixa de 9 mil reais.

Já o modelo novo tem curvatura bem acentuada e eu to louco para colocar aqui no meu simulador um de 49 polegadas, no meu caso menor não serve pela distancia que fico do monitor, mas ele tem uma curvatura de 1000R e é bem curvado, deve ser algo muito legal, agora imagina você colocar 3, sim 3 monitores desses um do lado do outro, provavelmente a gente vai ver a janela do carro do nosso lado haha, deve ser algo fantástico.

Abraços a todos e o próximo post será sobre um simulador de movimentos.

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS