RichardMaxTech

Estamos fazendo uma Atualização no site.

Despedida e Encerramento de Ciclo: Um Novo Capítulo para RichardMaxTech

Olá pessoal,

Chegou o momento que eu sabia que um dia iria acontecer. Mas calma, eu não vou parar. Peço que leiam até o fim essa última postagem.

O RichardMaxTech nasceu em 2004 de forma simples, falando de Nokia. Gostaria de começar agradecendo ao Rodrigo Toledo, que me deu toda a ajuda e dicas para dar os primeiros passos nesse vasto mundo dos textos.

Ao longo dos anos, muitas coisas aconteceram aqui: mudanças de nome, a volta do RichardMaxTech, perda de muito conteúdo. Foram mais de 15 mil matérias publicadas, e milhões de pessoas passaram por aqui.

Graças ao site, tive a oportunidade de conhecer o mundo. Cobri eventos importantes como CES, MWC e outros salões internacionais. Mas as coisas mudam, não é mesmo?

Nos últimos anos, feiras perderam relevância, e os reviews de produtos em texto deixaram de ser atraentes. Na verdade, ler deixou de ser uma prioridade para muitos.

Todos os sites de tecnologia sentem esse impacto. Quem disser o contrário, está mentindo. Todos sofrem, em maior ou menor escala. As pessoas preferem escutar e assistir ao invés de ler, e isso é preocupante.

Ler mantém nossa mente ativa, permite que cada um entenda à sua maneira. Infelizmente, isso está se perdendo.

Quando comecei, tinha 22 anos e adorava passar madrugadas escrevendo e cobrindo todos os eventos possíveis. Queria estar em tudo para mostrar tudo a vocês. Mas o tempo passa. Hoje, aos 48 anos, não tenho mais o mesmo pique. Ainda quero fazer tudo, mas o tempo é implacável. Ele nos força a escolher o que fazer, onde ir e como produzir conteúdo.

Vivi a bolha dos blogs, quando ser chamado de blogueiro era motivo de orgulho. Vi a ascensão e queda da bolha do YouTube, e recomecei três vezes.

Tenho orgulho de dizer que sou um BLOGUEIRO, hoje chamado de influencer digital. Mas sempre fui blogueiro. Escrevia o que queria, fazia reviews sinceros e transparentes para quem lia, não para agradar marcas.

Enfrentei muitos desafios por isso. Algumas marcas deixaram de falar comigo porque eu falava a verdade. No começo, isso me entristecia, mas aprendi que meu caráter e honestidade não têm preço. Não me vendo por um produto. Talvez por uma bomba de chocolate e uma Coca, haha, mas por um produto? Jamais.

A realidade é essa: as pessoas não querem mais ler, não procuram mais informação como antes. Talvez porque meu público também envelheceu, como eu. Já não fazem compras regulares ou trocas anuais como antigamente. As prioridades mudam. São 20 anos nesse mundo, e 20 anos é muito tempo.

Então, meus queridos, quero agradecer a todos vocês por esses anos aqui comigo. Mas hoje, dia 19/06/2024, encerro o RichardMaxTech.com.br no formato de textos. Deixarei de escrever, mas não vou parar de produzir conteúdo.

Vou focar definitivamente no YouTube e Instagram. E tudo que for feito no YouTube será publicado aqui.

Vai ter review? Não, não vou mais fazer reviews. Todos fazem, há centenas de reviews por aí. Uma amiga querida disse ontem: "Você reinventou muita coisa, que depois muita gente fez copiando." Então, novamente, vamos girar essa roda e fazer algo diferente.

Não vai ter review, mas vou compartilhar minha experiência de uso, manter as dicas de produtos, tutoriais, e voltar com o bate-papo que muitos ainda me pedem.

Demorei muito para tomar essa decisão, mas sinto que agora tiro um peso das costas. Este texto estava sempre inacabado desde 2022, mas agora estou pronto para deixar esse mundo louco de tech na parte de textos.

Espero continuar com todos vocês lá no youtube.com/richardmaxtech.

Espero continuar com todos os parceiros que sempre me apoiaram nessa nova etapa. Entendo que pode não ser interessante para todos, mas agradeço de coração.

De qualquer forma, um dia isso iria acontecer: o fim de um ciclo.

Como eu disse, hoje encerro uma fase, talvez a mais gratificante da minha vida profissional, que foi escrever para vocês. Então só posso dizer...

MUITO OBRIGADO.

E até breve no nosso canal. Se você ficou chateado, não fique. O richardmaxtech.com.br ainda ficará no ar, apenas mudarei o formato: saem os textos e fica apenas nosso conteúdo direto do YouTube.

E agora, meus últimos apertos de teclas aqui, nesse site que praticamente me deu quase tudo que conquistei. Não posso sair sem me despedir dele também, né?

Obrigado por tudo, richardmaxtech.com.br. Você foi valente. Por 20 anos ficou no ar com conteúdos originais. Valeu cada segundo que produzi algo aqui, valeu cada texto escrito.

Mas o mundo muda, e a gente também.

Adeus, pessoal, e muito obrigado de coração pelos 20 anos do RichardMaxTech como ele foi até hoje.

Em breve, estarei de volta com o novo formato aqui.

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii