Jogar por Streaming, vai matar PC e consoles?

Published:

Em evento, a Samsung apresentou seu HUB de Games via streaming, e não estamos falando de jogos proprietários na TV, estamos falando de jogos de Consoles e até de PCs, direto na TV, sem o uso de maquinas em casa, apenas de uma TV e um Controle.

Claro, a ideia do jogo na nuvem não é da Samsung, nem ela tentou dizer isso, jogos por streaming já são realidade com o Google Stadia, e a própria Microsoft com o seu serviço de assinatura, já faz isso em smartphones  por exemplo, mas a Samsung foi para um caminho diferente, posso dizer até ousado no Brasil.

Em um país como o nosso onde temos internet por fibra, por cabos coaxiais, por rádio e ainda existem internet fixas por 3G e 4G, conseguir apostar nesse mercado é ousado.

Como funciona?

Falando de uma maneira bem simples, a TV se conecta ao servidor de um dos parceiros, Xbox ou Nvidia, acessa um servidor, e ESSE servidor ira ser o Console, virtualmente falando, enviando para a TV gráficos, sons e comandos que o jogador irá fazer no controle.

Na teoria é algo fantástico, na prática pode não ser bem assim.

No evento pude ver os dois lados, em um jogo de corrida, funcionou muito bem durante algumas partidas, depois acabou acontecendo alguns travamentos, e em um outro jogo o Tomb Raider, deu para ver perfeitamente o engasgo, mas a culpa é da Samsung?

Não, os modelos de TV da Samsung que irão disponibilizar esse recurso, tem processamento de sobra para isso. é sim possível jogar direto em uma tv, sem precisar de um console, mas para isso 2 coisas precisam funcionar perfeitamente. a conexão e o servidor.

E ai que entra quando falo se o Brasil está preparado para isso.

Grandes capitais eu não tenho dúvida que terão essa infra, os servidores normalmente ficam nas capitais, ou bem perto delas, a internet também costuma ser mais rápidas nesses lugares, mas a medida que nos afastamos das capitais e de grandes cidades do interior, as coisas não são tão perfeitas.

O LAG, DELAY do servidor serão maiores, a velocidade da internet irá começar a cair, e e os jogos irão ter engasgos, e nesse momento o console se faz mais interessante.

A Samsung no evento recomentou 25mb de internet, mas eu posso garantir para vocês que para que se tenha uma qualidade como de um console, será preciso pelo menos 100mb de down e 50 de up, sim precisamos de upload, o servidor precisa receber as respostas e isso precisa ser rápido. Poxa Richard mas a Samsung está falando em 25, e você vem com 100?

Precisamos lembrar algumas coisas importantes, dispositivos conectados, e tipo de conexão. Ninguém hoje, tem menos de 5 dispositivos conectados, roteadores de ultima geração, que tem alta taxa de transmissão, menos ainda, a maioria das pessoas, usam o modem da operadora mesmo como roteador, o que é péssimo.

SE a gente for falar dando nome, quem usa Fibra tem larga vantagem para usar esse tipo de tecnologia, mas quem usa o cabo da net por exemplo, se a pessoa tem 25mb contratado, mal chega aos 15mb de down e de up se chegar em 3mb, é uma pessoa de sorte, e ai meus amigos, sabem quando essa pessoa vai conseguir jogar?, Não preciso responder essa……

A ideia da Samsung de colocar direto nas TVs, é ótima, mas não depende dela, nem de seus produtos, como e se o serviço irá funcionar perfeito.

Então respondendo a pergunta do título, a Samsung vem como uma alternativa para quem não quer um console, na ponta do lápis hoje é mais barato comprar uma tv e assinar um serviço, do que ter um console top de linha por exemplo.

Por outro lado você ficara preso a TV, não podendo por exemplo, viajar e jogar.

São pontos que cada pessoa tem que avaliar se vale ou não vale possuir.

O Serviço é bom? Sim, nas capitais irá funcionar muito bem, mas fora dos grandes centros ainda não consigo ver funcionando de forma adequada.

Mas agora falando apenas da novidade, ela é muito boa, você poder jogar jogos de Xbox, e de PC direto na TV, com apenas controles, não precisar escolher uma fabricante, a Sony em breve vai liberar mais e mais jogos para PC, e a Nvidia já engloba vários títulos que se encontram na Steam, se juntarmos APENAS a Nvidia e a Xbox, estamos falando de mais de 1500 títulos, claro, requer uma assinatura para jogar pelo menos 50% deles sem precisar comprar, e outros que são pagos, mas nada diferente do que o normal para quem assina.

Mas imagine no dia de um lançamento, e esse jogo liberado, com a infra de hoje, dificilmente alguem vai conseguir jogar, precisa melhorar muito para poder valer a pena.

Então, acredito que hoje, abrir mão de um console, ou pc, para jogar em uma TV, vale para conhecer a experiência, e SE você tiver uma infra boa, caso contrario meus amigos, compre a TV, ligue o console e seja feliz, porque jogos por streaming, em tempo real, sem travamentos ou outros problemas, ainda está um pouco longe de acontecer no Brasil.

Abraços a todos.

 

 

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS