Dicas para evitar golpes com PIX, aplicativos e maquininhas

Published:

Golpes, as vezes um descuido e já foi, pode perder dinheiro que muitas vezes está separado para algo importante, mas com alguns cuidados simples é possível ficar 100% seguro sabia?

Então segue essas dicas que você ficará mais seguro.

1 – Senhas

Nada de senha óbvia como aniversário, placa de carro, datas comemorativas, seu cpf ou rg, use senhas como telefone de um amigo, datas que não sejam de pessoas próximas, pode até usar cpf ou rg, mas nada que seja da mãe, ou esposa por exemplo.

E evite números repetidos quando a senha for apenas numérica.

O recomendado é sempre dificultar ao máximo, use senhas com maiúsculo, minúsculo, caracteres especiais, misturados, sempre que possível.

2 – Biometria

Sempre que for possível use a biometria além da senha, é um passo a mais de segurança

3 – Saia dos aplicativos e sites

É comum a gente terminar de usar no navegador, ou no aplicativo e apenas ir para outro, no caso do celular, alguns aplicativos de banco como o C6, Itaú e Nu bank, ficam abertos e podem ser usados ainda depois de alguns minutos em segundo plano, sem pedir para autenticar de novo, em caso de roubo do seu aparelho, sua conta ficara aberta.

4 – Guardar senhas no bloco de notas, google drive, One drive

Sim muita gente faz isso, e um celular roubado tem acesso a tudo.

Se for usar na nuvem, sempre coloque em pastas que não podem ser abertas sem senha ou biometria, no One Drive por exemplo, você pode usar o Cofre, nos celulares, existe a opção de criar uma pasta segura, onde ela não pode ser usada sem senhas, mas jamais deixe salvo dentro do celular sem nenhum tipo de proteção

5 – Golpe de PIX

É mais fácil do que parece se proteger desse tipo de golpe

O golpe mais comum é contar uma história que precisa fazer um pagamento, que ta sem limite e você faz e depois devolve.

primeiro que normalmente a conta do destinatário, nunca é a do seu amigo ou parente, é sempre de terceiros, então sempre veja o destinatário, está diferente, pare. não faça.

Abra seu WhatsApp, procure o contato que está te pedindo o dinheiro, aqui vai a dica de ouro, 99% das vezes o número que está te pedindo dinheiro é diferente, e não está nos seus contatos, usa a foto e o nome, mas o tel. é diferente, se perguntar, a desculpa é tive problemas com o chip e esse é meu número novo.

Então abra seus contatos no WhatsApp e chame a pessoa por lá, e surpresaaaaaaa, você vai ver que a pessoa não te pediu nada, e que é golpe.

Agora você pode ou apenas bloquear a pessoa, ou denunciar, ou mandar catar coquinho.

Então já sabe, recebeu mensagem de contato desconhecido, fale antes com a pessoa pelo contato original, não faça deposito ou pix se o destinatário for diferente, e se ainda tiver na dúvida, faça uma chamada de vídeo para ver olho no olho, e só depois faça a transferência.

Nesse golpe, só cai quem quer.

6 – Golpe do iFood

Infelizmente também está frequente, mas dá para evitar.

Você fez a compra e já pagou e o entregador te liga ou manda mensagem falando que precisa cobrar o frete, é golpe meus amigos, já foi cobrado.

Pode chamar a polícia e receber o cara junto com ela e ele já sai dali preso.

Ou você não pagou antecipado e vai pagar na hora, então a primeira coisa é não dar o cartão para o entregador, peça a máquina, e confira o valor no visor.

Visor está quebrado? está apagado para ler?

Não coloque seu cartão ou aproxime, pois é golpe. diga que só vai efetuar o pagamento em uma máquina que você possa ver o valor.

6 – Lojas virtuais

Aqui a regra é só uma, nunca coloque seu cartão, não importa que loja seja.

Use sempre cartão virtual, que você pode deixar bloqueado quando não estiver usando, e em caso de compras com ele, você bloqueia, e aciona o banco, mas não perde seu cartão principal.

Existe mais dicas que em breve colocarei para vocês, espero ter ajudado. Abraços

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

ÚLTIMOS POSTS