A direção autônoma 5G + L4 está tornando os portos mais inteligentes, diz Huawei

Must Try

Richard Max
Richard Maxhttps://richardmaxtech.com.br
Jornalista desde 2001, apaixonado por Tecnologia, escreve para ajudar as pessoas entenderem de tech de forma fãcil e descomplicada.

A Huawei, líder global em infraestrutura de TIC, em parceria com o Porto de Tianjin, na China, realizou um projeto de automação, com o uso de tecnologias digitais, que está tornando os portos mais inteligentes e alterando drasticamente as condições de trabalho e eficiência.

A implementação do projeto envolveu um Sistema de Transporte Horizontal Inteligente que é autônomo, sem fio e com zero emissão de carbono no terminal da Seção C na Área Portuária de Beijiang do Porto de Tianjin.

O projeto alcançou a condução autônoma L4, o que significa que não requer nenhuma interação humana na operação de veículos. Ele permite que uma frota de 76 Veículos Guiados Inteligentes (VGIs) colaborem eficientemente uns com os outros. O sistema também utiliza operações centralizadas em nuvem para aumentar a eficiência em todo o porto.

“Estamos progredindo em direção à automação, mas ainda precisamos atingir o nível L5. Apesar disso, já podemos colocar essas tecnologias em uso, em ambientes controlados como portos, com resultados surpreendentes”, disse Joaquin Saldana, vice-presidente de estratégia e marketing da Huawei América Latina e Caribe.

Saldana afirmou que a transformação digital está evoluindo rapidamente e que os portos são ambientes típicos em que operações inteligentes podem melhorar significativamente a eficiência e as condições de trabalho. Eles estão passando por uma grande transformação impulsionada por tecnologias como IA e 5G. Um porto típico lida com uma infinidade de operações cotidianas, como chegadas, partidas, operações em terra, transporte horizontal, operações de pátio, transporte de reboques de tração manual e operações diversas. Cada um deles apresenta desafios e oferece oportunidades.

Atualmente, o transporte horizontal convencional enfrenta três grandes desafios. Em primeiro lugar, estão os ambientes difíceis, com longas horas de trabalho extenuante e operações complexas contínuas, além dos riscos de acidentes com máquinas pesadas. Em segundo estão os riscos de segurança devido à fadiga dos motoristas ou o uso indevido de máquinas pesadas. E, finalmente, o problema do trabalho manual ineficiente.

Para lidar com esses grandes desafios, o Sistema de Transporte Horizontal Inteligente da Huawei possui 5 recursos principais muito importantes:

Planejamento global de rotas: a Huawei projetou um algoritmo de planejamento de trajetórias na cinemática dos veículos, que garante que cada um permaneça em seu caminho. O algoritmo permite que vários VGIs façam curvas suavemente, estejam eles viajando em uma direção ou em outra. Essa é a chave para uma cooperação multi-veículos segura e eficiente. A solução também apresenta planejamento dinâmico de caminhos curtos na nuvem, respondendo a uma infinidade de operações do terminal e ajustando tarefas em tempo real.

Posicionamento de alta precisão: a Huawei usa BeiDou (um sistema chinês de navegação por satélite), mapas 5G e HD, juntamente com assistência de detecção na estrada, para garantir alta precisão no posicionamento no nível da pista. Como resultado, 90% dos guindastes de cais se alinham com sucesso na primeira tentativa, melhorando significativamente a eficiência operacional.

Plataforma de condução inteligente MDC: O Huawei Mobile Data Center (MDC) atualizado oferece garantia de nível automotivo, incluindo potência de computação máxima e longa vida útil. Também simplifica as atividades de O&M, fornecendo hardware padronizado.

Integração do sistema central: além dos sistemas de serviços centrais, como o Terminal Operating System (TOS), o Sistema de Transporte Horizontal Inteligente da Huawei pode se interconectar rapidamente com outros sistemas de serviços periféricos como, por exemplo, o sistema de gerenciamento de cobrança. Com o algoritmo de despacho de cobrança inteligente da Huawei, os VGIs são carregados no melhor momento, evitando interrupções nos serviços da frota. Outro exemplo é o algoritmo de despacho inteligente de interseção, com o qual os portos podem definir políticas de tráfego para garantir o acesso adequado por reboques de tração manual e caminhões autônomos.

Desacoplamento Nuvem-Veículo: a Huawei desacopla a nuvem dos veículos por meio de um ecossistema aberto. Como resultado, a solução pode suportar uma ampla gama de modelos de veículos de direção inteligente, tornando-os mais rentáveis e mais fáceis de conduzir. Caso ocorra uma falha do VGI, um operador pode assumir remotamente as operações. Para uma solução de condução autônoma regular, a taxa de falha de serviço é de cerca de 5% a 6%. Com a solução da Huawei, é inferior a 0,1%, garantindo operações mais seguras.

O Sistema de Transporte Horizontal Inteligente também possui proteções contra falhas em caso de anomalias, interrupção ou emergência. A Huawei realiza um planejamento dinâmico de caminhos curtos para garantir que os VGIs nunca se cruzem, mesmo que a rede 5G seja desconectada abruptamente, garantindo que não haja colisões. 

O sistema da Huawei atende a todas as condições para ser considerado “inteligente”. Mais de cinco linhas de operação podem funcionar simultaneamente para dar suporte a grandes embarcações, além de  ser capaz de gerenciar frotas de grande porte e suportar operações em cenários portuários complexos.

O terminal da Seção C na área portuária de Beijiang do Porto de Tianjin é o primeiro terminal inteligente desse tipo a implantar um sistema de Transporte Horizontal Inteligente que realiza operações normalizadas em larga escala. Olhando para o futuro, a Huawei continuará trabalhando com parceiros para implantar e replicar essa experiência em mais portos ao redor do mundo, construindo novos portos inteligentes juntos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Videos Novos

Outros Vídeos